quinta-feira, 22 de março de 2012

Olá a todos,

Sejam bem vindos ao "Tô no rumo".

Esse blog é dedicado ao registro do trabalho que já começou a ser realizado no Colégio Graham Bell/RJ, a partir de uma parceria com o Colégio 1º de Maio e a Petrobras.

A intenção do Projeto é oferecer o Ensino Médio Técnico para jovens que vivem, hoje, em áreas pacificadas, principalmente no em torno da Grande Tijuca, no Rio de Janeiro.

Para o Colégio Graham Bell/RJ - que já tem experiência com o Ensino Médio Técnico, há 18 anos, nas áreas das Telecomunicações, Eletrônica e Informática - é uma grande oportunidade de começarmos a experimentar um novo conceito para o trabalho nesse nível de ensino.

Com a orientação fundamental do Prof. Carlos Artexes e, inspirados por algumas referências da Pedagogia Waldorf, nossa proposta para o Projeto Tô no rumo está sendo elaborada, de maneira coletiva, pelo grupo de professores envolvidos.


Nossa expectativa é reverter o quadro de evasão e reprovação que ainda existe no Ensino Médio, trazendo a centralidade do trabalho pedagógico para o SER HUMANO, investindo na qualidade das relações interpessoais, no ponto de vista dos nossos jovens, na seriedade e no compromisso político da democratização do conhecimento e no direito à vida digna.

Para tanto, estamos estudando e experimentando a Arte como fio condutor das ações em todas as disciplinas, utilizando as linguagens como representações da expressividade individual e coletiva, reconhecendo e gerando cultura.

Vamos ousar ultrapassar os limites da organização da carga horária tradicional e experimentar o "Ensino de Época", em que temos a possibilidade de aprofundar os conhecimentos e conceitos pertinentes às diferentes disciplinas do currículo, redimensionando os "tempos de aula".


Aqui, nesse blog, iremos registrar a nossa caminhada.

Um grande e fraterno abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário